Quantas cores tem uma cor?
A água está presente na maioria das nossas atividades no nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças.
Estivemos a organizar o inventário da área da pintura. Entre a procura do material que dispomos e as questões relacionadas com o que fazemos e o que aprendemos, fizemos algumas experiencias relacionadas com a água:
Há cores que resultam da mistura de várias cores. Como separar estas misturas?
Utilizamos os seguintes materiais: copo, água, filtro de café e marcadores coloridos.
Procedimento: Cortamos uma tira de filtro e desenhamos com os marcadores quatro pintas grossas de cores diferentes. Colocamos um pouco de água no copo de forma a cobrir apenas o fundo. Colocamos a tira de filtro no copo, sem que as pintas coloridas toquem na água. Aguardamos e observamos.
O que irá acontecer quando a água chegar às pintas coloridas?
As crianças manifestaram as suas observações: “o amarelo e o vermelho ficaram cor de laranja”; “o azul e o amarelo dão verde”; “as cores no molhado misturam-se”; “parece que estão a escorrer”; “o azul tem verde”...
Sem comentários:
Enviar um comentário