No dia em que se assinalou o Dia da Internet Segura – 10 de fevereiro – a Biblioteca Escolar promoveu sessões de esclarecimento sobre perigos e cuidados a ter quando se utiliza a rede tecnológica que veio revolucionar o modo como miúdos e graúdos se relacionam, divertem, aprendem e trabalham, promovendo a utilização segura, crítica e esclarecida da Internet pela comunidade educativa (alunos, professores, pais e encarregados de educação).
As sessões tiveram como objetivo principal a sensibilização para os perigos que a utilização da internet encerra – seja quando se consultam sites, se responde a e-mails, ou se usam as redes sociais para divulgar informação e imagens pessoais.
As crianças ouviram atentamente, mostrando já alguns conhecimentos sobre o que é o cyberbullying, a publicidade enganosa e os riscos que se correm quando se cedem contatos e outras informações a pessoas que, na realidade, não se conhecem. A sessão abordou estas e outras questões, como a facilidade de alguém criar um perfil numa rede social que não corresponde a quem é na realidade, ou o perigo de partilhar imagens pessoais que podem ser utilizadas por estranhos, de forma menos correta.
Os alunos participaram ativamente, ora colocando questões ora contando casos pessoais e mostrando muito interesse pelo assunto.
As sessões decorreram na biblioteca escolar e contaram com a colaboração do Prof. Rui.
SeguraNet promove o Programa Internet Mais Segura pondo recursos diversos ao nosso dispor...
Sem comentários:
Enviar um comentário