quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Festa de Natal 2014 na Escola Básica Nº 1 de Gondomar



"O Natal é uma árvore, uma cidade, um continente onde cabem todas as letras e todos os sonhos. Alguns são leves como o ar e nem precisam de ser embrulhados, porque não têm forma nem peso. Mas são esses que mais duram na árvore dos nossos corações."



In "O Natal é um Coração" 

                                                                                                                           José Jorge Letria

Clicar na imagem para ampliar.




Os alunos assistiram à peça:

"A noite em que os brinquedos falaram"


Foram momentos em que foram transportados para o mundo encantado dos brinquedos, cheio de cor, alegria e muita fantasia... sem deixar escapar um reforço ao valor da Amizade.



Neste ambiente festivo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Gondomar vestiu literalmente, a fatiota de Pai Natal.





Não pouparam esforços e a sua colaboração é preciosa para desenhar sorrisos nos rostos de tantas crianças... 

Bem hajam! 





Feliz Natal!


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Coro Infantil da Escola Básica Nº1 de Gondomar





O coro infantil da Escola Básica Nº 1 de Gondomar fez a sua primeira atuação.




A Prof.ª Ana e a Prof.ª Susana prepararam, ensaiaram e dirigiram os alunos numa apresentação de músicas de Natal.

Percorreram os corredores da Escola Básica Nº 1 e deliciaram os ouvidos de todos nós.



Prendas de Natal - Sala 3


A confeção das prendas de Natal ocupou os meninos da Sala 3.

Árvore de Natal - Sala 3



Os pequenos "duendes" utilizaram as mãos para construir uma bonita árvore de Natal.

Decorações de Natal - Sala 3

Decorações de Natal - Sala 4

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pai Natal - 1º ano A

A mostrar natal_01.jpg 

Os alunos do 1º A fizeram um painel com os Pais Natal feitos na sala de aula. 

O objetivo era realizar uma atividade seguindo instruções e fazendo a interdisciplinariedade entre o Projeto de Português e uma atividade plástica alusiva à quadra.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Ana no labirinto das compras - JI e Agente Queirós


No âmbito do Projeto de prevenção através da narração de histórias, o Agente Queirós esteve presente na nossa escola esta semana.
A história que nos trouxe intitulava-se:

"A Ana no labirinto das compras"

A história foi contada pelo Agente Queirós e dramatizada pelas Educadoras na Biblioteca Escolar. Em ambiente lúdico, pretendeu-se incutir noções básicas de segurança adequadas à época festiva do Natal.

A história fala-nos de uma menina que vai com a avó, às compras a um centro comercial. Fascinada pela publicidade que viu na televisão, procura o brinquedo que gostaria de receber no Natal e... por instantes, fica perdida.

O que fazer? 

A quem deve pedir ajuda?




quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Para que servem as mãos - Sala D

 

Os meninos da turma D do JI gostaram imenso do teatro de marionetas "Para que servem as mãos".

Na sala refletimos em conjunto sobre a importância de usarmos as nossas mãos para fazermos os outros felizes. Então resolvemos fazer a nossa árvore de Natal com mãos e decorá-la com os nossos registos. Não ficou linda?
A mostrar Fotografia3121.jpg

sábado, 6 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Sala D

Gostámos muito de aprender e de experimentar como se joga Boccia.

Aqui estão os registos desta atividade realizados pelos meninos da turma D (sala da Educadora Cristina).

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Registos

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover a compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, mobilizar a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e sensibilizar a comunidade para os benefícios da integração.
 
As palavras de António Torrado, que lemos no PowerPoint, fazem-nos refletir de modo particular, porque como escola que somos, espaço privilegiado de aprendizagem, temos um papel fundamental e um dever ineguável e inigualável de
 
"A TODOS ACOLHER E INCLUIR"
 
e de saber aprender com as minorias.
 
A integração, no entanto, só pode ter sucesso se todos compreendermos e aceitarmos que os efeitos positivos são inúmeros tanto para os abrangidos pela norma, como para os diferentes. A investigação tem vindo a demonstrar que vale a pena apostar na inclusão e que esta a todos beneficia.
 
Parafraseando o Dr. Mel Levine, famoso médico pediatra americano, que foi testemunha da angústia sofrida por muitas crianças que iam para a escola sentir-se mal com elas próprias, a sentirem-se tristes e até zangadas porque o seu cérebro não trabalhava suficientemente bem, de modo a permitir-lhes ter sucesso nas tarefas escolares, "nenhuma criança deveria sentir-se um falhado" e "o sucesso é como uma vitamina, em qualquer altura da vida, todos precisamos de um pouco". Com toda a certeza, cada um de nós partilha da mesma opinião.
 
O sucesso é importante! quando não temos sucesso é difícil sentirmo-nos bem com quem somos. Quando estamos a crescer, a escola é o local onde mais aprendemos sobre sucesso - o que é, como o conseguir e quanto sucesso costumamos ter. Todos os dias na escola podemos sentir quão bem-sucedidos somos. Tu, aluno, comparas-te com as outras crianças e as outras crianças comparam-se contigo. Se aprendes rápido e com facilidade, se és simpático e educado com os professores e com os teus pais e se te sentes tão capaz quanto os teus colegas, a escola pode ser uma experiência fantástica!
 
Mas, para algumas crianças, a escola não é divertida porque têm problemas em conseguir sucesso e não se sentem bem com as aprendizagens.
 
Ora para as crianças que têm necessidade educativas especiais tudo isto se torna particularmente significativo. Por um lado, experienciam mais frequentemente o insucesso e, por outro,  as conquistas fazem-se com um esforço acrescido em relação aos colegas que não têm necessidades educativas especiais.
 
No entanto, conforme podemos ver no PowerPoint, a sociedade está repleta de histórias de sucesso de pessoas com necessidades especiais. Tantos exemplos de adultos, muitos até mundialmente conhecidos, que também eles foram, outrora, alunos com necessidades educativas especiais e apesar das dificuldades que tiveram e/ou ainda têm de enfrentar diariamente, são exemplos verdadeiramente inspiradores para todos nós!

Clica na imagem para ampliar.
 
 
No dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, convidámos duas dessas pessoas. Dois atletas, um deles paralímpico:
 
David Rio Tinto
e
Armando Costa
 
Palavra paralímpico, será talvez nova para vós?
 
Sabem que foi em 1960, em Roma, que se realizaram pela primeira vez jogos ao estilo olímpico para atletas com deficiência?
Esses jogos chamam-se "Jogos Paralímpicos" e realizam-se no mesmo ano e local dos Jogos Olímpicos.
Nos Jogos Paralímpicos participam atletas, de mais de cento e sessenta países de todo o mundo, com diferentes deficiências (área motora, visual, paralisia cerebral, etc.)
 
Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos em 1972 e, desde então, os atletas paralímpicos portugueses já arrecadaram 88 medalhas sendo que o atleta que mais contribuiu para esse feito foi, Armando Costa um dos nossos convidados.
 
Os atletas falaram-nos um bocadinho sobre as suas vidas, dificuldades, constrangimentos, vitórias e sucessos.
 
Que o testemunho de cada um deles seja inspirador de todos nós.
 
Que o percurso de cada um destes atletas nos possa fazer crer que "querer é poder" e que o esforço, empenho e dedicação só podem conduzir ao sucesso!
 
Que na busca do sucesso, possais contar connosco, para vos encorajar a aprender até ao limite das vossas capacidades.

 
Contámos com a presença da Sr.ª Diretora Esmeralda Pimenta e dos restantes elementos da Direção do Agrupamento de Escolas de Gondomar, o Sr. Presidente da União das Freguesias de  Gondomar (S. Cosme, Valbom e Jovim) Dr. António Macedo e a Sr.ª Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Gondomar Dr.ª Aurora Vieira.

Para comemorar este dia, como forma de agradecimento aos atletas, o Dr. Macedo ofereceu uma pequena lembrança.

 
 
 
 


 

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente - Mafalda Milhões


Folhear... AQUI

O meu primeiro dia de escola - 3º ano



O outono - 4º ano

Clicar nas imagens para ampliar.






A sopa de pedra - Sala 5

Durante a semana em que decorreu O Dia Mundial da Alimentação ouvimos na Biblioteca da nossa escola a história “A sopa de pedra” e aprendemos a canção ”Sónia come a sopa”.

Na sala de atividades registamos as atividades e combinamos fazer uma atividade de culinária… fizemos SOPA... Trouxemos alguns legumes de casa, tais como cenouras, batatas, brócolos, favas, cebolas, feijão, vagens e chuchus. Usamos azeite e sal da escola.

Diverti-mo-nos imenso a preparar a sopa e sabem que mais? 

A sopa faz muito bem à saúde e estava uma delícia….

Ementa 7 ( 3 a 7 de novembro )


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Confeção de pão - Sala 5


No Dia Mundial da Alimentação fizemos pão e aprendemos o Ciclo do pão. Depois fizemos os registos gráficos de ambas as atividades. Os nossos pãezinhos ficaram mesmo bonitos e saborosos….

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Histórias da bruxa Rabuja



Caracol - Sala da UAEEAM


Atividades sensoriais com sal e cola branca, reproduziram a viscosidade da baba do caracol. 

A poesia foi dita ao "ritmo do caracol" para uma boa pronúncia e dicção. 

O Meu Primeiro Dia de Escola - 3º ano





Outono, ouriços e frutos - Sala da UAEEAM

Os meninos da Sala da UAEEAM ouviram a história "Um ouriço muito prestável" e, nas suas atividades sensoriais, fizeram carimbagem com frutos e um painel alusivo à história e à estação do ano.


O outono - 4º ano





quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Os três ursinhos - Sala 3 e Sala 4

Os meninos da Sala3 e da Sala 4 elaboraram um convite para os meninos do 2º ano da Sala da Prof.ª Carla, assistirem ao teatrinho: "Os três ursinhos".


Outubro, mês das Bibliotecas Escolares - Visita de Aline

O Gabinete da RBE decidiu declarar outubro como o "Mês das Bibliotecas Escolares", permitindo deste modo, às escolas celebrar a importância das suas bibliotecas.

O lema deste ano é:
"a tua biblioteca escolar
um mapa de ideias"

No âmbito desta comemoração, nos dias 20 e 21, de manhã, a Escola Básica Nº 1 de Gondomar convidou a autora Aline.


As Educadoras representaram "Os três ursinhos", história presente no último livro dos Contos de Aline:


No final das quatro sessões houve direito a autógrafos.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dia da Alimentação

Expressão plástica – Sala 3




Sentimos os cheiros e muito mais…. na galinha ruiva!

As crianças elaboraram um trabalho individual da galinha ruiva explorando o olfato, visão e o tacto:

Apresentadas algumas especiarias como a canela e o caril e após termos explorado os materiais, preparamos uma mistura de cola com estes condimentos para dar cor e cheiro ao “quintal “ da nossa galinha ruiva. Carimbamos as nossas mãos e construímos a nossa galinha.

Ficaram lindas!

SABOREANDO O OUTONO - Salas 3, 5 e UAEEAM

“É outono! Esta é uma estação mágica em que a natureza revela um especial esplendor. Uma natureza embalada pelos primeiros ventos, pelas primeiras chuvas, em que as árvores se despedem das folhas suspensas de tons castanhos e dourados…”

                                                                                                In Agenda Porto Editora


E foi assim que partimos à descoberta… conhecendo as mudanças ocorridas nesta estação do ano e sentindo os cheiros e os sabores na companhia dos nossos amigos…



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia da Alimentação - Sala D

A história "O Ciclo do Pão" deixou-nos com vontade de experimentar fazer...





Depois foi só esperar um pouquinho... e já o pudemos saborear.

Confeção do Doce de Abóbora - Sala 3 e Sala 4

O Ciclo do Pão - Sala D e Sala 2

Esta semana tivemos a visita da mãe da Leonor Magalhães que veio à biblioteca da nossa escola animar a Hora do Conto. 

Trouxe com ela a história "O Ciclo do Pão".

A Galinha Ruiva e o Dia Mundial da Alimentação - Sala D e Sala 2

domingo, 19 de outubro de 2014

Ementa 6 ( 20 a 24 de outubro )


O Nabo Gigante - Sala 5

Na semana passada, ouvimos a história “O nabo gigante”, na nossa Biblioteca Escolar. 

Chegados à nossa sala de atividades e após uma longa conversação, decidimos fazer o registo da mesma, em forma de livro. 

Fizemos muitos desenhos e depois realizamos a sequência lógica da história. 

Não ficou bonito o nosso livro?


Registo Gráfico: "A Pedra dos Desejos"

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"OS MENINOS E O SR. E" - JI e Agente Queirós

Na passada 5ª Feira, dia 16 de outubro, o Agente Queirós visitou a nossa Escola, no âmbito da iniciativa: "Um Conto pelas Crianças". 

O Agente Queirós, a Educadora Anabel, a Educadora Carla e a Educadora Patrícia contaram-nos uma história.


Clicar na imagem para ampliar.



Esta história intitulava-se "OS MENINOS E O SR.E", em que o Sr. E era o Sr. Estranho e portanto, o Falco ensinava comportamentos de segurança relativamente a pessoas estranhas.

Este conto tinha como personagem principal o FALCO - o falcão polícia, a mascote da PSP. 


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Terra treme - Sala 3

O exercício “A TERRA TREME” teve a duração de um minuto e teve a participação de todos os elementos da nossa Escola.

No dia 13 de outubro, às 10H13, todos efetuámos os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente;


Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Tratou-se de uma campanha de sensibilização e preparação, com o objetivo de contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem comportamentos simples de segurança, mas que podem salvar vidas, inteirando-se sobre o que fazer antes, durante e após um sismo.