sexta-feira, 23 de junho de 2017

Bombeiros Voluntários de Gondomar - 3º B

A visita aos Bombeiros Voluntários de Gondomar


Hoje, dia 14 de junho, visitámos o Quartel dos Bombeiros de Gondomar e fomos guiados na visita de estudo pela senhora Vera Rocha, a bombeira voluntária desta corporação.
                Em primeiro lugar, fomos ver os cacifos dos bombeiros, deixaram-nos tocar nos uniformes constituídos por botas, luvas, casacos, calças e capacetes para combater os incêndios urbanos e florestais. De seguida, fomos às camaratas masculinas visitar o local onde os bombeiros dormiam, quando têm de ficar a trabalhar em período noturno. Vimos um placard onde estavam escritas as missões a realizar pelos bombeiros e também vimos os equipamentos dos bombeiros voluntários usados em combate a incêndios e outros equipamentos de risco, como por exemplo: capacetes, garrafas de ar comprimido, uniformes, etc... Por fim, entrámos numa ambulância que tinha uma maca, duas caixas com utensílios para bebés recém-nascidos, tubos etc...
Gostei desta visita porque fiquei a conhecer melhor um grupo de profissionais que trabalham para ajudar as outras pessoas.


                                                                                                                                         Maria Matias, 3ºB

Imagem relacionada

A ida aos Bombeiros


Nós, alunos do 3º ano B, da Escola Básica nº 1 de Gondomar fomos ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Gondomar e a nossa guia a senhora Vera Rocha mostrou-nos muitas coisas.
Em primeiro lugar, vimos os cacifos e aquilo que os bombeiros guardavam lá dentro e deixar-nos tocar nesses materiais como por exemplo: o capacete, os casacos, as calças, as luvas e as botas.
Depois fomos às camaratas masculinas, onde estivemos a dialogar sobre os seus trabalhos, os seus desempenhos e as suas responsabilidades como bombeiros.
De seguida fomos a um corredor onde estavam um placar com as missões dos bombeiros.
Passado algum tempo, fomos à central onde estavam os carros e vimos materiais como: extintores, motores etc…
Por fim, nós fomos ver uma ambulância e até chegámos a entrar lá dentro e a tocar em materiais.
Gostei desta visita de estudo pois fiquei a conhecer melhor o trabalho de um bombeiro e é de louvar estas pessoas que tanto nos ajudam.


                                                                                                                                                                Ana Filipa Pinto, 3º ano

A visita aos Bombeiros

A turma 3ºB, foi no dia 14 de junho fazer uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Gondomar.
Quando chegamos lá a Bombeira Vera Rocha mostrou-nos os cacifos onde tinham as luvas, os casacos, os capacetes e as botas. Nós mexemos nesses equipamentos e vimos para que serviam. De seguida, fomos às camaratas onde alguns bombeiros dormiam lá uma vez por semana.
Depois fomos ao placar onde tinham as missões que os bombeiros tinham para fazer e cumprir. De seguida, fomos à central onde tinha os capacetes e uniformes para incêndios urbanos e florestais. Por último, fomos aos carros dos bombeiros que tinha a maca, o aspirador, os medicamentos e umas caixas de socorro para grávidas, entre outras coisas.
Nós adoramos esta visita de estudo e espero voltar e repeti-la.

                                                                                                                                                                   Rodrigo Brandão, 3ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário