A sala 1 e 2 entraram no “laboratório 2” à procura de sons, cheiros, sabores… tateando com dedos e olhos curiosos!
Foi assim:
· máquina de pipocas
· grãos de milho para pipocas~
· manteiga
· açúcar
· embalagem de papel
Observações feitas:
· “As pipocas do meu pai fazem PUM!! “
(Os grãos de milho para pipocas são autênticos grãos bomba.)
· “O milho é duro e faz barulho.”
(Os grãos de milho são constituídos por uma camada externa rígida chamada pericarpo e por amido e água no seu interior.)
· “A máquina está quente… até faz barulho!”
(Quando a temperatura aumenta, a água sofre uma expansão, ou seja, passa a ocupar um volume superior ao inicial.)
· “Olha (tapa os ouvidos… fecha os olhos…) vai explodir!”
(A pressão no interior do pericarpo aumenta gradualmente à medida que a água ocupa uma maior volume.)
· “Ena pá… hei, hei… tantas a sair!”
(A pressão é tão elevada que o pericarpo cede, isto é, a pressão é suficiente para que o pericarpo expluda.)
· “Tantas, tantas… vão crescer até ao céu!!”
(O amido contido inicialmente no interior do pericarpo sofre uma expansão brusca, transformando-se num sólido poroso e branco)
“O laboratório 2” mais parecia a fábrica do Coelhinho da Páscoa… mas desta vez a experiência foi com milho e não chocolate! As crianças foram partilhar as pipocas com as outras salas .
Acompanhando as pipocas beberam um ”carioca de limão” e visionaram um resumo fotográfico das atividades deste período.
Perlim,pim,pim... foi com música e convívio que esta experiência chegou ao fim….
PIPOCAS!!!!!! Também quero!!!! Não há para as tias????
ResponderEliminar