segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sugestão de leitura

Resultado de imagem para ali saura

Alice, ou Ali-Saura, como se apresenta às pessoas pela predileção que tem por dinossauros, descobre no primeiro dia de escola que nem todos partilham o fascínio dela por esses animais. É essa a premissa deste livro sobre aceitar e celebrar a diferença.

Por estes dias muitas crianças entram na escola pela primeira vez. 
Este livro é para elas. 

A protagonista chama-se Alice, mas a sua paixão por dinossauros leva a que se apresente como “Ali-saura”. A pequena espera, no seu primeiro dia de aulas, que todos os miúdos sejam iguais a ela: adoradores de dinossauros. Nada disso. Ficou triste: “A Ali-saura encontrou um lugar numa mesa sem ninguém. Pôs-se a pensar nos dinossauros de peluche que tinha deixado em casa. Só queria estar a almoçar com eles.” Quando as outras crianças foram revelando os seus gostos e diferenças, a menina percebeu que podia ser aceite e aceitá-las também. Ficou a saber que umas gostam de princesas, outros de naves espaciais, leões, dragões, piratas e até de lancheiras. Ainda assim, não deixou de levá-los a emitir sons estranhos durante a refeição: “— Ruáaa! É assim que os dinossauros comem!” No recreio, foi a vez de Ali-saura “correr com um leão”, “voar com um dragão” e “subir numa nave espacial”. 

Uma história sobre a diferença e a aceitação. No final do primeiro dia de escola, cada um levou um livro para casa. E a menina descobriu que podia imaginar-se (e ser) muitas coisas para além daquilo que era. É também para isso que a escola serve.

Sem comentários:

Enviar um comentário