quarta-feira, 26 de março de 2014

Tiago Salgueiro visitou a Escola Básica Nº1 de Gondomar




Hoje, recebemos a visita do autor José Manuel Saraiva / Tiago Salgueiro que escreve e ilustra as suas obras usando o nome e o pseudónimo para cada uma das atividades.

Realizaram-se duas sessões e no final de cada uma das sessões, o autor não só autografou os livros como fez a cada um destes pequenos leitores uma ilustração personalizada!

De uma forma simples, que prendeu pequenos e graúdos, explicou-nos como nasce uma história... no seu caso pessoal precisa essencialmente de uma tríade de órgãos: mão, cérebro e... CORAÇÃO.
Depois, é preciso estar atento ao que  acontece à nossa volta,  pois as histórias apesar de serem construídas com imaginação tem sempre pedacinhos da realidade que nos envolve. Podemos agarrar numa situação engraçada como ponto de partida, por exemplo...
No que toca à ilustração, começa por fazer vários esboços (croquis), utilizando várias técnicas que vão da pintura com lápis de cor ou guache à pintura no computador, recorte, colagem... muitas vezes, para fazer uma ilustração trabalha em várias folhas e por fim, procede à montagem da ilustração final.
Falou-nos um pouco de si e dos seus livros.
Com parte dos nossos animais preferidos, criou animais fantástic... ou melhor bizarrásticos!

Divertimo-nos imenso com o processo de criação do Pipim e também nos rimos com as anedotas.


Foram oferecidos à biblioteca escolar dois livros com autógrafo e ilustração personalizada e ao autor, livros oferecidos pela Junta de Freguesia e uma surpresa feita pelos meninos do JI de Gondomar.

1 comentário:

  1. E lá veio a minha Beatriz toda contente com o seu livro autografado e com uma ilustração do próprio escritor ... estava toda orgulhosa!!!

    ResponderEliminar