sábado, 21 de dezembro de 2013

O Livro dos Medos e o Dia das Bruxas - Sala 2


  • O Livro dos Medos e o Dia das Bruxas

Adélia Carvalho nesta livro “ aborda a questão do medo que as crianças pequenas sentem por dormirem sozinhas, uma vez que só nesta situação de aparente desproteção é que recebem a visita das «coisas estrábicas», umas criaturas assustadoras que «conseguem passar pelas paredes e pelas janelas». A escritora mostra um conhecimento alargado do público-alvo a que se dirige, em particular pelos jogos de palavras utilizados na descrição exaustiva e humorística dos muitos medos personificados que povoam o sono dos mais pequenos. O carácter não ameaçador daquelas criaturas, que o texto deixa transparecer, é confirmado pelas ilustrações que, com recurso a uma técnica mista, com ênfase no recorte e colagem de elementos visuais de diferentes proveniências e na gestualidade do traço aparentemente despreocupado, reforçam a sua desmistificação, ajudando a criança a vencer, a ultrapassar os seus medos.”

Texto de Gabriela Sotto Mayor | Casa da Leitura


Sentir medo faz parte da vida. A maneira como alguém lida com os seus medos e inseguranças está intimamente ligado à forma como os adultos os ensinaram.

Partindo do suporte escrito e ilustrativo desta história, as crianças tiveram oportunidade de registar o seu medo numa folha de papel produzida para o efeito.

Numa caixa guardaram bem enrolados e amarrados os seu medos, enquanto produziam a lengalenga ... Ali ficaram fechados, com a certeza de que nunca mais de lá iriam sair...


Também fizemos um placard com o resultado das bruxinhas elaboradas pelas crianças.


Clicar na imagem para ampliar.








Sem comentários:

Enviar um comentário