sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Visita de Estudo ao Jornal de Notícias



 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 














No dia 1 de fevereiro de 2013,as turmas do 2º A e B da escola E.B nº 1 de Gondomar foram fazer uma Visita de Estudo ao Jornal de Notícias.
Saímos da escola pelas 9h30, na camioneta da Câmara Municipal de Gondomar, seguimos pela IC 29 na direção do Estádio do Dragão entramos na cidade do Porto, onde vimos a estação do metro da Trindade, a Câmara Municipal do Porto, Correios e outros edifícios públicos até que chegamos ao edifício do Jornal de Notícias.
De seguida, lanchamos no exterior do edifício, depois fomos recebidos por jornalistas que nos guiaram, mostraram e informaram tudo sobre o jornal.
 Para nos tornarmos pequenos jornalistas vestimos um colete de jornalista e tiramos uma fotografia de grupo para 1º página do jornal.
Seguidamente fomos conduzidos a uma sala onde assistimos a um pequeno filme sobre a história do J N, ficamos a saber que o jornal antigo só tinha 4 páginas, era grande e não tinha imagens, soubemos também que em 2 de Junho o J N vai fazer 125 anos.
Hoje, o jornal surge com imagem e texto e pode ter 48 páginas, as notícias estão divididas por temas.
Os alunos, estiveram na sala de Redação que era o local onde os jornalistas e os editores construíram as Notícias.
Depois os guias trouxeram-nos para uma pequena sala "Redação" onde nos explicaram como se faziam as notícias e vimos um jornal em Braille, destinados aos cegos.
Ficamos também a saber que o J N aparece em papel e em online (internet).
Depois fomos convidados a fazer de jornalistas e construímos o nosso jornal.
O nosso jornal chamou-se jornal EB nº1 de Gondomar. Construímos três notícias diferentes, a primeira falamos sobre a nossa escola, a segunda sobre a integração dos meninos da unidade multideficiência e a terceira notícia foi sobre o Carnaval na nossa escola.
Finalmente terminamos a visita, muito contentes por ter aprendido alguma coisa sobre como se faz um jornal.
Regressamos à escola, seguindo quase o mesmo percurso, pelas 12h20.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário