sábado, 2 de abril de 2016

Hans Christian Andersen

Andersen nasceu na Dinamarca a 2 de Abril de 1805. 
Apesar das suas origens humildes, foram os pais, os primeiros, a incentivá-lo a escrever. Aprendeu desde muito cedo a ler e adorava ouvir as histórias que o seu pai lhe contava. 
Aos 14 anos de idade, viajou para Copenhaga. Aí trabalhou como ator e bailarino e escrevia peças de teatro. Em 1828 entrou na Universidade de Copenhaga e já publicava diversos livros. 
Durante o ano de 1866 visita Portugal e a Lisboa associa o interesse pela literatura e estuda a biografia de Luís de Camões. Descreve entusiasmadamente os encantos da natureza da cidade de Setúbal, de Brancanes, de Palmela e da Arrábida. Ainda visitou Aveiro, Coimbra e Sintra. Escreve: 


“Voará muitas vezes meu pensamento
  Para o belo país que é Portugal”


Autor de vários contos infantis, poeta e escritor notabilizou-se pelos contos de fadas, pelos quais é internacionalmente conhecido. Autor de O Patinho Feio, A Princesa e a ervilha, A roupa Nova do Rei entre tantos outros contos que deliciam os mais novos e encantam os mais velhos.Ler mais...



Dia Internacional do Livro Infantil 2016

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. 

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2016, a 2 de abril, a DGLAB convidou o ilustrador Afonso Cruz, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser o autor da imagem do cartaz.

domingo, 20 de março de 2016

Kiddle



A imagem acima, é do KIDDLE, que é o novo sistema de busca do Google, direcionado para crianças, que impede que as mesmas acessem algum conteúdo adulto. 

O Kiddle tem as mesmas opções do Google, mas adaptadas para crianças.

Encontro com a autora Cátia F. Pereira

Acompanhada das suas mascotes, a escritora e psicóloga Cátia F. Pereira veio à nossa escola apresentar "Irmão do Coração", uma história que se centra na promoção da igualdade e onde os sentimentos de união, cumplicidade e amor ajudam a superar obstáculos.


No final, os alunos tiveram oportunidade de falar com a autora e sessão de autógrafos.




quarta-feira, 16 de março de 2016

A horta da Sala 3

Os meninos da sala 3 aproveitaram a tarde de sol e semearam feijões, favas, grãos pepinos e abóboras.

Para a maioria deles foi a primeira experiência com sementes.
As famílias cooperaram na seleção das sementes, assim com a ajuda de todos, teremos a hortinhas mais bonita, claro!...
Daremos mais noticias brevemente.



terça-feira, 15 de março de 2016

Na sala 3 já cheira a PRIMAVERA

A Primavera está a chegar...
A nossa janela do tempo está com SOL...
Na nossa sala já escutamos os passarinhos a cantar...


E estão a fazer um parque muito bonito para nós... quando estiver pronto nós mostraremos.

Sala 3

A mostrar DSCN2504.JPG