segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Ementa 15 (6 a 10 de janeiro)
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Festas Felizes!
domingo, 22 de dezembro de 2013
Festa de Natal - Concerto Fauna & Flora e Fantasia
Para que a magia do Natal se instalasse, Professores, Educadoras, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação em geral, e Associação de Pais e Encarregados de Educação transformaram-se em verdadeiros "duendes" ajudantes do Pai Natal para que, este Natal de 2013 fosse pleno de significado:
Amor, Partilha, Solidariedade, Esperança, Alegria...
A festa de Natal foi abrilhantada pelo concerto dos Fauna&Flora e Fantasia que nos proporcionaram momentos de alegria e boa disposição.
Os alunos gostaram da música e ficaram fascinados com a criatividade dos adereços e dos "instrumentos musicais".
O Pai Natal e as suas ajudantes visitaram as salas de aula e distribuíram prendinhas por todos os alunos.
sábado, 21 de dezembro de 2013
Exposição das Árvores na nossa Biblioteca
Convidámos os Pais e Encarregados de Educação a visitar a Exposição das Árvores, (falámos dela AQUI) na nossa Biblioteca Escolar:
Natal - Sala 2
Este mês estivémos muito atarefados:
- Fizémos um Mural de Natal;
- Aprendemos e mimámos a canção:
- "Vai nevar... vai nevar..."
- Construímos o presente para a família...
Etiquetas:
EB1/JI de Gondomar,
Educadora Isabel,
Natal,
Sala 2
Carta ao Pai Natal - Sala 2
Etiquetas:
Carta ao Pai Natal,
EB1/JI de Gondomar,
Educadora Isabel,
Sala 2
Tema aglutinador de dezembro: A família - Sala 2
“A família assegura a continuidade do ser humano de geração em geração, é um contexto de transmissão de vida, cultura e desenvolvimento e é o primeiro contexto de socialização do indivíduo…”
Tema aglutinador de novembro: A árvore - Sala 2
Ao contactarmos com projetos ambientais fazia todo o sentido abordarmos e explorarmos junto das crianças este tema.
Fizemos um levantamento sobre o que as crianças conheciam, pesquisámos em enciclopédias, ouvimos histórias, canções, lengalengas e visitámos um ecoponto gigante no exterior.
SALA 1 e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
No dia 3 de dezembro de 2013, as crianças da Escola tiveram o privilégio de assistir ao teatro de sombras: "ELMER" na Unidade no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência apresentado pela equipa da unidade e pela responsável da Biblioteca.Surgiram tarefas diferentes onde destacamos o registo gráfico e plástico.
A Educação Ambiental e a Sensibilização para as Ciências Experimentais - Sala 2
Como é que a Sala 2 participou e se envolveu?
A horta pedagógica e alguns momentos de partilha…
… com a família
… com as outras salas
… com as plantas
… com a experiência da plantação dos jacintos…
A nossa Escola tem agora um espaço para cultivo e exploração das ciências experimentais em torno das plantas e ambiente.
Apresentarei alguns dos momentos em reportagem fotográfica capaz de ilustrar as nossas vivências:
Fomos ao Parque dos castanheiros - Sala 2
Atividade de articulação entre sala1/sala 2
A observação direta sobre o estado do tempo, a forma em que encontramos as árvores de frutos de outono e as outras, as formas, os tamanhos, as cores e tons cores das suas folhas. As texturas dos “paus” e dos troncos das árvores. Outros pormenores foram encontrados pelas crianças: “casas das toupeiras”, “ouriços das castanhas”, “cogumelos”…
Como forma de convívio, as crianças tiveram oportunidade de brincar, correr, cantar, escorregar e baloiçar no parque “dos castanheiros”.
Foi um passeio muito animado!
O Livro dos Medos e o Dia das Bruxas - Sala 2
- O Livro dos Medos e o Dia das Bruxas
Adélia Carvalho nesta livro “ aborda a questão do medo que as crianças pequenas sentem por dormirem sozinhas, uma vez que só nesta situação de aparente desproteção é que recebem a visita das «coisas estrábicas», umas criaturas assustadoras que «conseguem passar pelas paredes e pelas janelas». A escritora mostra um conhecimento alargado do público-alvo a que se dirige, em particular pelos jogos de palavras utilizados na descrição exaustiva e humorística dos muitos medos personificados que povoam o sono dos mais pequenos. O carácter não ameaçador daquelas criaturas, que o texto deixa transparecer, é confirmado pelas ilustrações que, com recurso a uma técnica mista, com ênfase no recorte e colagem de elementos visuais de diferentes proveniências e na gestualidade do traço aparentemente despreocupado, reforçam a sua desmistificação, ajudando a criança a vencer, a ultrapassar os seus medos.”
Texto de Gabriela Sotto Mayor | Casa da Leitura
Sentir medo faz parte da vida. A maneira como alguém lida com os seus medos e inseguranças está intimamente ligado à forma como os adultos os ensinaram.
Partindo do suporte escrito e ilustrativo desta história, as crianças tiveram oportunidade de registar o seu medo numa folha de papel produzida para o efeito.
Numa caixa guardaram bem enrolados e amarrados os seu medos, enquanto produziam a lengalenga ... Ali ficaram fechados, com a certeza de que nunca mais de lá iriam sair...
Também fizemos um placard com o resultado das bruxinhas elaboradas pelas crianças.
A ovelhinha que fazia múuuu - Sala 2
Está na horas dos livros com:
Aproveitámos esta história para trabalhar as cores, a motricidade fina na rasgagem e carimbagem, o sentido estético e criatividade na construção de alguns elementos e materiais que compunham o registo individual da história.
- A ovelhinha que fazia Múuuuu...
Aproveitámos esta história para trabalhar as cores, a motricidade fina na rasgagem e carimbagem, o sentido estético e criatividade na construção de alguns elementos e materiais que compunham o registo individual da história.
Etiquetas:
A ovelhinha que fazia múuuu,
EB1/JI de Gondomar,
Educadora Isabel,
Sala 2
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Decoração de Natal - Sala 1
Nos últimos dias foi grande a azáfama.
Todos quiseram contribuir de forma empenhada e criativa na decoração de Natal.
Todos quiseram contribuir de forma empenhada e criativa na decoração de Natal.
Etiquetas:
Decoração de Natal,
EB1/JI de Gondomar,
Educadora Cristina Paiva,
Sala 1
Subscrever:
Mensagens (Atom)











