domingo, 22 de dezembro de 2013

Festa de Natal - Concerto Fauna & Flora e Fantasia

arvore_216.gif


Para que a magia do Natal se instalasse, Professores, Educadoras, Assistentes Operacionais, Encarregados de Educação em geral, e Associação de Pais e Encarregados de Educação transformaram-se em verdadeiros "duendes" ajudantes do Pai Natal para que, este Natal de 2013 fosse pleno de significado:




   Amor, Partilha, Solidariedade, Esperança, Alegria...





sino_63.gif


A festa de Natal foi abrilhantada pelo concerto dos Fauna&Flora e Fantasia que nos proporcionaram momentos de alegria e boa disposição. 
Os alunos gostaram da música e ficaram fascinados com a criatividade dos adereços e dos "instrumentos musicais".

O Pai Natal e as suas ajudantes visitaram as salas de aula e distribuíram prendinhas por todos os alunos.


sábado, 21 de dezembro de 2013

Exposição das Árvores na nossa Biblioteca

Convidámos os Pais e Encarregados de Educação a visitar a Exposição das Árvores, (falámos dela AQUI) na nossa Biblioteca Escolar:



Presente de Natal para a Família - Sala 2

Trabalhámos muito...


...muito...

...muito...



...muito...
Mas valeu a pena!






Natal - Sala 2

Este mês estivémos muito atarefados:
  • Fizémos um Mural de Natal;
  • Aprendemos e mimámos a canção:
  • "Vai nevar... vai nevar..."
  • Construímos o presente para a família...





Carta ao Pai Natal - Sala 2


Querido Pai Natal:


Feliz Natal, Pai Natal!

Tema aglutinador de dezembro: A família - Sala 2

“A família assegura a continuidade do ser humano de geração em geração, é um contexto de transmissão de vida, cultura e desenvolvimento e é o primeiro contexto de socialização do indivíduo…”

(Gonçalves, 1997)


Tema aglutinador de novembro: A árvore - Sala 2

Ao contactarmos com projetos ambientais fazia todo o sentido abordarmos e explorarmos junto das crianças este tema.



Fizemos um levantamento sobre o que as crianças conheciam, pesquisámos em enciclopédias, ouvimos histórias, canções, lengalengas e visitámos um ecoponto gigante no exterior.




SALA 1 e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro de 2013, as crianças da Escola tiveram o privilégio de assistir ao teatro de sombras: "ELMER" na Unidade no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência apresentado pela equipa da unidade e pela responsável da Biblioteca.Surgiram tarefas diferentes onde destacamos o registo gráfico e plástico.

A mostrar IMG_20131206_144857.jpg

A mostrar PB070550.JPG

A mostrar IMG_20131206_150225.jpg

A mostrar IMG_20131209_104452 - Cópia.jpg

A mostrar IMG_20131209_104444.jpg

A Educação Ambiental e a Sensibilização para as Ciências Experimentais - Sala 2


Como é que a Sala 2 participou e se envolveu?


A horta pedagógica e alguns momentos de partilha…

… com a família

… com as outras salas

… com as plantas

… com a experiência da plantação dos jacintos…

A nossa Escola tem agora um espaço para cultivo e exploração das ciências experimentais em torno das plantas e ambiente.

Apresentarei alguns dos momentos em reportagem fotográfica capaz de ilustrar as nossas vivências:

A mostrar IMG_20131105_145619.jpg

A mostrar IMG_20131105_150001.jpg

A mostrar IMG_20131105_151727.jpg

A mostrar PA070034.JPG

A mostrar PA130087.JPG

A mostrar PA130091.JPG

A mostrar PA130120.JPG

A mostrar PA140153.JPG

A mostrar PA250416.JPG

A mostrar PA180274.JPG

A mostrar PA180271.JPG

A mostrar PA140157.JPG

Fomos ao Parque dos castanheiros - Sala 2


Atividade de articulação entre sala1/sala 2

As crianças ao contactarem com o meio e natureza envolvente, adquirem de forma espontânea, o conhecimento do mundo que a rodeia.

A observação direta sobre o estado do tempo, a forma em que encontramos as árvores de frutos de outono e as outras, as formas, os tamanhos, as cores e tons cores das suas folhas. As texturas dos “paus” e dos troncos das árvores. Outros pormenores foram encontrados pelas crianças: “casas das toupeiras”, “ouriços das castanhas”, “cogumelos”…

Como forma de convívio, as crianças tiveram oportunidade de brincar, correr, cantar, escorregar e baloiçar no parque “dos castanheiros”.


Foi um passeio muito animado!

A mostrar PA200293.JPG

A mostrar PA200294.JPG

A mostrar PA200301.JPG

A mostrar PA200307.JPG

A mostrar PA200308.JPG

A mostrar PA200316.JPG



O Livro dos Medos e o Dia das Bruxas - Sala 2


  • O Livro dos Medos e o Dia das Bruxas

Adélia Carvalho nesta livro “ aborda a questão do medo que as crianças pequenas sentem por dormirem sozinhas, uma vez que só nesta situação de aparente desproteção é que recebem a visita das «coisas estrábicas», umas criaturas assustadoras que «conseguem passar pelas paredes e pelas janelas». A escritora mostra um conhecimento alargado do público-alvo a que se dirige, em particular pelos jogos de palavras utilizados na descrição exaustiva e humorística dos muitos medos personificados que povoam o sono dos mais pequenos. O carácter não ameaçador daquelas criaturas, que o texto deixa transparecer, é confirmado pelas ilustrações que, com recurso a uma técnica mista, com ênfase no recorte e colagem de elementos visuais de diferentes proveniências e na gestualidade do traço aparentemente despreocupado, reforçam a sua desmistificação, ajudando a criança a vencer, a ultrapassar os seus medos.”

Texto de Gabriela Sotto Mayor | Casa da Leitura


Sentir medo faz parte da vida. A maneira como alguém lida com os seus medos e inseguranças está intimamente ligado à forma como os adultos os ensinaram.

Partindo do suporte escrito e ilustrativo desta história, as crianças tiveram oportunidade de registar o seu medo numa folha de papel produzida para o efeito.

Numa caixa guardaram bem enrolados e amarrados os seu medos, enquanto produziam a lengalenga ... Ali ficaram fechados, com a certeza de que nunca mais de lá iriam sair...


Também fizemos um placard com o resultado das bruxinhas elaboradas pelas crianças.


Clicar na imagem para ampliar.








A ovelhinha que fazia múuuu - Sala 2

Vamos animar a nossa biblioteca!...
Está na horas dos livros com:
  • A ovelhinha que fazia Múuuuu...


Aproveitámos esta história para trabalhar as cores, a motricidade fina na rasgagem e carimbagem, o sentido estético e criatividade na construção de alguns elementos e materiais que compunham o registo individual da história.

A mostrar PA270485.JPG
A mostrar PA190276.JPG
A mostrar PA190277.JPG



A mostrar PA190279.JPG

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Decoração de Natal - Sala 1

Nos últimos dias foi grande a azáfama.
Todos quiseram contribuir de forma empenhada e criativa na decoração de Natal.