O nosso Agrupamento retomou o nome deste escritor português, dando, assim, continuidade à denominação da antiga Escola Preparatória Júlio Dinis.
Ficou estabelecido que o dia 14 de novembro passará a ser considerado o
"Dia do Patrono"
Júlio Dinis |
Escritor português, Júlio Dinis é pseudónimo literário de Joaquim Guilherme Gomes Coelho.
Nasceu no Porto, a 14 de novembro de 1839 e morreu a 12 de setembro de 1871, na mesma cidade.
Licenciou-se em Medicina, mas dedicou-se sobretudo à literatura. É autor de poesias, peças de teatro e, sobretudo, de romances, tendo contribuído grandemente para a criação do romance moderno em Portugal.
Ingressou na Escola Médico-Cirúrgica em 1855, ano em que dois irmãos morrem, vítimas da tuberculose. Em 1861, concluiu o curso de Medicina.
Nos dois anos seguintes, publicou no Jornal do Porto alguns dos contos que seriam postumamente compilados no livro Serões da Província. Em 1863, passou uma temporada em casa de familiares, em Ovar, para se tratar da tuberculose, e publicou o seu primeiro romance, As Pupilas do Senhor Reitor. Seguem-se-lhe Uma Família Inglesa e A Morgadinha dos Canaviais.
Entre julho e agosto de 1869, a convite do seu amigo o padre Pinto do Outeiro, Júlio Dinis esteve em Fânzeres e diz-se até que alguns dos capítulos do seu romance Os Fidalgos da Casa Mourisca aqui teriam sido escritos.
Em 1871, no mesmo ano em que as Pupilas do Senhor Reitor são representadas no Rio de Janeiro, assinalando já a celebridade do escritor além fronteiras, Júlio Dinis morre prematuramente, vítima da tuberculose.
A passagem do escritor por Fânzeres fez com que surgisse o seu nome para patrono da primeira escola do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário de Gondomar, nome que se retoma agora para o nosso Agrupamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário