sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



MIBE 2016

Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).

Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal.

A biblioteca escolar faz parte do nosso mundo e se olharmos para ela com atenção, se percebermos o seu funcionamento, se a descodificarmos, seremos capazes de ter ideias que ajudem a torná-la (ainda) melhor.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

JUTTA BAUER

Jutta Bauer recebeu a Medalha Hans Christian Andersen pelo seu trabalho na ilustração.
Ler mais... AQUI

Nasceu em 1955, estudou design em Hamburgo onde vive e trabalha como ilustradora até aos dias de hoje.

É uma das mais prestigiadas ilustradoras na Alemanha e no mundo e tem merecido ao longo dos anos várias distinções e prémios.

Foi premiada pela IBBY em 1994; recebeu o German Youth Literature Prize, prémio de Literatura Alemã para a juventude em 2001; entre outras distinções.

Em 2010 recebe o Prémio Hans Christian Andersen, o “pequeno” Prémio Nobel da Literatura.


Ler mais... AQUI

Selma de Jutta Bauer

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sugestão de leitura

Resultado de imagem para ali saura

Alice, ou Ali-Saura, como se apresenta às pessoas pela predileção que tem por dinossauros, descobre no primeiro dia de escola que nem todos partilham o fascínio dela por esses animais. É essa a premissa deste livro sobre aceitar e celebrar a diferença.

Por estes dias muitas crianças entram na escola pela primeira vez. 
Este livro é para elas. 

A protagonista chama-se Alice, mas a sua paixão por dinossauros leva a que se apresente como “Ali-saura”. A pequena espera, no seu primeiro dia de aulas, que todos os miúdos sejam iguais a ela: adoradores de dinossauros. Nada disso. Ficou triste: “A Ali-saura encontrou um lugar numa mesa sem ninguém. Pôs-se a pensar nos dinossauros de peluche que tinha deixado em casa. Só queria estar a almoçar com eles.” Quando as outras crianças foram revelando os seus gostos e diferenças, a menina percebeu que podia ser aceite e aceitá-las também. Ficou a saber que umas gostam de princesas, outros de naves espaciais, leões, dragões, piratas e até de lancheiras. Ainda assim, não deixou de levá-los a emitir sons estranhos durante a refeição: “— Ruáaa! É assim que os dinossauros comem!” No recreio, foi a vez de Ali-saura “correr com um leão”, “voar com um dragão” e “subir numa nave espacial”. 

Uma história sobre a diferença e a aceitação. No final do primeiro dia de escola, cada um levou um livro para casa. E a menina descobriu que podia imaginar-se (e ser) muitas coisas para além daquilo que era. É também para isso que a escola serve.

Sugestão de leitura



Primeira vez


Na passada semana foi a abertura oficial do ano letivo 2016-2017.


Após a Reunião Geral, os alunos a frequentar pela 1ª vez assistiram à representação da história "O ladrão da alegria", seguindo-se atividades de expressão plástica e atividades de exterior.
Para ver TODAS as fotos clicar AQUI.


Bem-vindos! - abertura do ano letivo 2016-2017




" A vida deve ser uma constante EDUCAÇÃO. "


" Passado o verão, é altura de dar início a mais um ano letivo:
Para alguns é o reencontro com colegas e amigos, é o retomar do bulício dos livros e cadernos. Esperamos que o façam com vontade e alegria.
Para outros, é o encontro com um novo espaço, novos colegas, novos professores... esperamos surpreendê-los... esperamos cativá-los!
Desejamos que todos sejam felizes nesta escola!
...
O Projeto Educativo do nosso Agrupamento define como grande finalidade para a educação pré-escolar "Organizar um conjunto de experiências, a partir das quais as crianças aprendem e desenvolvem competências pessoais e sociais numa perspetiva global e harmoniosa" e para o 1º Ciclo "Promover uma formação com base no desenvolvimento de competências básicas de leitura, escrita, cálculo, estudo do meio e expressão artística, para que os alunos aprendam a saber estar, a conhecer, a saber fazer e a pensar". Estas são as grandes metas que pretendemos atingir, contudo, e porque consideramos que as competências de leitura, escrita e cálculo não são uma finalidade de per si, mas ferramentas indispensáveis para desenvolver o espírito crítico, a capacidade de pensar e de optar e fornecerem a possibilidade de compreender o mundo e de o melhorar, temos um Plano Anual de atividades com vários momentos e projetos em que pretendemos desenvolver a participação, aajuda mútua, a solidariedade e o conhecimento do outro. Um desses projetos, denominado "E se fosse comigo?" irá desenvolver-se durante todo o ano, com temáticas diferentes em cada período. No 1º período será tratada a questão do bullying, no 2º período o racismo e no 3º período a violência sobre o planeta. Com este projeto pretende-se que cada um de nós, se ponha na "pele" do outro. Promover a aceitação da diferença, a compreensão do outro e a empatia são objetivos fundamentais em qualquer escola nos dias de hoje, confrontada com diferenças quer de raça, etnia, sexo, religião ouainda como é bem patente nesta escola com diferenças físicas e/ou cognitivas. Saber estar, respeitar todos e aprender com a diferença é um dos grandes objetivos desse projeto.  
Se hoje a escola tem de lidar com a diferença, tem também a sua tarefa mais complicada numa época em que o prazer rápido é preferido à degustação longa, e em que os produtos de consumo fácil são os eleitos - o centro comercial em vez do parque, a playstation em vez do livro, a rede social em vez da conversa e brincadeira com o amigo, a TV em vez do jogo de tabuleiro, o preconceito em vez do pensamento crítico. Não são fáceis estes tempos! Mas é um tempo, em que ao contrário de outros, temos o acesso ao conhecimento. Depende de nós promover para que seja usado para pensar, refletir, questionar... É o que queremos fazer nesta escola. Uma escola que se quer de cidadania e não de conformação! Para isso precisamos da colaboração de TODOS - professores, funcionários e pais. Contamos convosco!



Sejam Bem-Vindos!

A Coordenadora
Florência Jamal