sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover a compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, mobilizar a defesa dos direitos das pessoas com deficiência e sensibilizar a comunidade para os benefícios da integração.
 
As palavras de António Torrado, que lemos no PowerPoint, fazem-nos refletir de modo particular, porque como escola que somos, espaço privilegiado de aprendizagem, temos um papel fundamental e um dever ineguável e inigualável de
 
"A TODOS ACOLHER E INCLUIR"
 
e de saber aprender com as minorias.
 
A integração, no entanto, só pode ter sucesso se todos compreendermos e aceitarmos que os efeitos positivos são inúmeros tanto para os abrangidos pela norma, como para os diferentes. A investigação tem vindo a demonstrar que vale a pena apostar na inclusão e que esta a todos beneficia.
 
Parafraseando o Dr. Mel Levine, famoso médico pediatra americano, que foi testemunha da angústia sofrida por muitas crianças que iam para a escola sentir-se mal com elas próprias, a sentirem-se tristes e até zangadas porque o seu cérebro não trabalhava suficientemente bem, de modo a permitir-lhes ter sucesso nas tarefas escolares, "nenhuma criança deveria sentir-se um falhado" e "o sucesso é como uma vitamina, em qualquer altura da vida, todos precisamos de um pouco". Com toda a certeza, cada um de nós partilha da mesma opinião.
 
O sucesso é importante! quando não temos sucesso é difícil sentirmo-nos bem com quem somos. Quando estamos a crescer, a escola é o local onde mais aprendemos sobre sucesso - o que é, como o conseguir e quanto sucesso costumamos ter. Todos os dias na escola podemos sentir quão bem-sucedidos somos. Tu, aluno, comparas-te com as outras crianças e as outras crianças comparam-se contigo. Se aprendes rápido e com facilidade, se és simpático e educado com os professores e com os teus pais e se te sentes tão capaz quanto os teus colegas, a escola pode ser uma experiência fantástica!
 
Mas, para algumas crianças, a escola não é divertida porque têm problemas em conseguir sucesso e não se sentem bem com as aprendizagens.
 
Ora para as crianças que têm necessidade educativas especiais tudo isto se torna particularmente significativo. Por um lado, experienciam mais frequentemente o insucesso e, por outro,  as conquistas fazem-se com um esforço acrescido em relação aos colegas que não têm necessidades educativas especiais.
 
No entanto, conforme podemos ver no PowerPoint, a sociedade está repleta de histórias de sucesso de pessoas com necessidades especiais. Tantos exemplos de adultos, muitos até mundialmente conhecidos, que também eles foram, outrora, alunos com necessidades educativas especiais e apesar das dificuldades que tiveram e/ou ainda têm de enfrentar diariamente, são exemplos verdadeiramente inspiradores para todos nós!

Clica na imagem para ampliar.
 
 
No dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, convidámos duas dessas pessoas. Dois atletas, um deles paralímpico:
 
David Rio Tinto
e
Armando Costa
 
Palavra paralímpico, será talvez nova para vós?
 
Sabem que foi em 1960, em Roma, que se realizaram pela primeira vez jogos ao estilo olímpico para atletas com deficiência?
Esses jogos chamam-se "Jogos Paralímpicos" e realizam-se no mesmo ano e local dos Jogos Olímpicos.
Nos Jogos Paralímpicos participam atletas, de mais de cento e sessenta países de todo o mundo, com diferentes deficiências (área motora, visual, paralisia cerebral, etc.)
 
Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos em 1972 e, desde então, os atletas paralímpicos portugueses já arrecadaram 88 medalhas sendo que o atleta que mais contribuiu para esse feito foi, Armando Costa um dos nossos convidados.
 
Os atletas falaram-nos um bocadinho sobre as suas vidas, dificuldades, constrangimentos, vitórias e sucessos.
 
Que o testemunho de cada um deles seja inspirador de todos nós.
 
Que o percurso de cada um destes atletas nos possa fazer crer que "querer é poder" e que o esforço, empenho e dedicação só podem conduzir ao sucesso!
 
Que na busca do sucesso, possais contar connosco, para vos encorajar a aprender até ao limite das vossas capacidades.

 
Contámos com a presença da Sr.ª Diretora Esmeralda Pimenta e dos restantes elementos da Direção do Agrupamento de Escolas de Gondomar, o Sr. Presidente da União das Freguesias de  Gondomar (S. Cosme, Valbom e Jovim) Dr. António Macedo e a Sr.ª Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Gondomar Dr.ª Aurora Vieira.

Para comemorar este dia, como forma de agradecimento aos atletas, o Dr. Macedo ofereceu uma pequena lembrança.

 
 
 
 


 

2 comentários:

  1. ONDE MAIS PODERIA SER?!! Só mesmo na ESCOLA DOS SONHOS, onde crescer como pessoa de valores, é objetivo nº 1.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS!
    Excelente forma de demonstrar isto às nossas crianças.
    Obrigado por ensinarem os nossos filhos a conviverem e aceitarem a diferença!

    ResponderEliminar